Prefácio: ela não acredita no Pai Natal… há uns meses, a caminho da escola, no carro perguntou-me se ‘o Pai Natal existia verdadeiramente ou se eram os adultos que compravam os presentes’ e eu não tive coragem de lhe mentir…)
Hoje de manhã, no carro, a irmos para a escola:
Ela: ó mãe estou muito triste…
Eu: então porquê?
Ela: porque o Pai natal não existe…
Eu (pensando no materialismo associado a tal afirmação, como um adulto, portanto): ó querida, não te preocupes que não é por isso que não vais ter presentes de Natal…
Ela: não é isso…
Eu: mau… então o que foi?
Ela (quase a choramingar – o que me tira do sério): é que os adultos andam a mentir às crianças. Eles dizem que existe o Pai Natal e as crianças acreditam, e não é verdade, é uma grande mentira, e eu fico triste porque as crianças acreditam e não é justo mãe.
Eu(??!!): pois é, tens toda a razão…é muito feio mentir... (na falta de melhor resposta)
(what the hell???)
Ela (choramingona): já viste as crianças pobrezinhas que não recebem presentes no Natal, porque os pais não têm dinheiro para lhes comprar, elas, coitadas, acham que o Pai Natal não gosta delas. Os adultos não deviam mentir as crianças.
OMG…
Pergunto: dá para não mentir às crianças??? Dá???
Nós (adultos) somos uns grandessíssimos aldrabões, uns hipócritas, ai isso é que somos…
Por um lado ensinamos que não se deve mentir (até é um mandamento, daqueles de Deus, é, dizem, um PECADO muito feio e que não se deve fazer), mas por outro mentimos descaradamente aos seres mais inocentes do mundo, usamos a nossa vil inteligência, para manipularmos as crianças a acreditarem que o Pai Natal existe porque nos convém, que elas, sobre chantagem, se portem bem, senão o Pai Natal CASTIGA e não dá presentes….
Uiiiiiii havia da sociedade ser diferente… se logo em pequenos descobrem logo que lhes mentimos e que somos uns hipócritas e altamente incoerentes e a velha máxima ‘faz o que te digo não faças o que eu faço’ já deu o que tinha a dar… agora os putos têm associações e são GENTE…
Ó adultos deste mundo, bora lá tentar praticar o que pregamos…. vá lá… qualquer dia temos as associações da protecção das crianças em cima de nós…e com toda a razão...
Agora vou ali ao Chiado atirar ovos podres aos Pais Natais que encontrar por lá. Como ousam eles mentir às crianças, e passarem por heróis quando no fundo são uns zés ninguém que andam prai, a servirem-se dos mais fracos para terem alguma atenção??
Depois vêm com desculpas que é para o bem das criancinhas, para estimular a criatividade através da fantasia…. Tábem abelha, servem é para estimular a carteira dos pais e comprar uns momentos de bom comportamento dos filhos…isso é que servem…FUI.